Festa Junina

junho 15, 2009 Postado por
Dan Queiroz

Foto destaque: Dan Queiroz/Flickr

Junho é o mês dedicado a São João, São Pedro e a Santo Antônio. No princípio a festa era chamada de “Joanina” e foi trazida ao Brasil pelos portugueses, ainda na época colonial.

No entanto, no Brasil, devido à miscigenação de culturas, a festa foi modificada aos poucos e tornou-se a comemoração atual. A quadrilha, por exemplo, é uma influência dos franceses – a dança marcada e com passos ensaiados. A dança das fitas foi trazida pelos próprios portugueses. Já os fogos de artifício foram trazidos pelos chineses.

Bandeirinhas de festa junina, características da festa. Foto: jvc/Flickr

Não demorou para que os escravos e os índios aderissem ao costume, deixassem sua contribuição, principalmente na culinária, e levassem a festa para as ruas.

Atualmente, a festa junina é a segunda maior festa popular brasileira, ficando atrás apenas do carnaval. Tem expressão em todas as regiões do país, cada uma com suas peculiaridades.

Em Torres (RS), por exemplo, acontece a Micareta Junina, que mistura forró com músicas caipiras em uma grande festa pelas ruas. Os moradores se organizam em blocos e saem desfilando pela cidade.

O Guarita Park Hotel, que fica também em Torres, está organizando seu próprio bloco, formado pela equipe do hotel e pelos hóspedes. Para que a diversão seja a única preocupação do hóspede, o Guarita oferece uma infra-estrutura incrível e pacotes com preços especiais.

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

luciana

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (0)

Deixe uma resposta