Conheça Lisboa, em Portugal

março 10, 2011 Postado por
destaqueport

Foto destaque: proteusbcn/Flickr

Localizada às margens do mar que ditou sua história, Lisboa respira grandes conquistas, heróis e lendas. A cidade é um passeio imperdível e emocionante, especialmente para os brasileiros, devido à forte ligação histórica entre Brasil e Portugal.

Repleta de construções históricas e ruas medievais, a cidade encanta os visitantes que frequentam seus cafés ou se divertem à noite ao som do Fado. São diversas opções de passeio, e a maioria leva os turistas a conhecer histórias românticas, de aventura ou cheias de mistério. É impossível não se surpreender com os encantos da capital portuguesa!

A beleza de Lisboa

Apesar das colinas, se deslocar e conhecer Lisboa é simples, graças ao ótimo sistema de transporte, com ônibus, metrô e o bondinho. Alugar um carro também é uma boa pedida, já que a cidade possui atrações espalhadas por todas as regiões.

O encanto da capital portuguesa começa por sua arte. Uma das marcas registradas de Portugal, marca que, inclusive, veio com os portugueses ao Brasil, são suas paredes cobertas de azulejos, que geralmente retratam paisagens e pessoas em tons de azul. Em Lisboa, você poderá ver essas fachadas principalmente nas casas da região Baixa e nas igrejas espalhadas pela cidade.

 

Azuleijos de Portugal

Os azulejos azuis tradicionais que decoram as construções portuguesas - Foto: nowpicnic/Flickr

O imponente Castelo de São Jorge também estampa os cartões postais portugueses. Localizado no morro mais alto de Lisboa, o castelo tem uma vista linda de toda a cidade. A primeira fortificação em Lisboa hoje abriga exposições, belos jardins e mostras sobre a história local.

O Castelo de São Jorge, no alto de uma das colinas de Lisboa. Foto: Bernt Rostad/Flickr

A Sé Patriarcal de Lisboa começou a ser construída em 1147 e hoje abriga túmulos de importantes personagens da história portuguesa e relíquias religiosas. A própria construção, que sofreu algumas modificações ao longo do tempo, é também uma atração à parte.

Uma das praças mais bonitas de Lisboa, a Praça do Rossio, é também uma das mais movimentadas, com turistas e moradores que passeiam ou visitam os bares da região. Nela está o Teatro Nacional, duas fontes belíssimas em estilo barroco e uma estátua de Dom Pedro IV (Dom Pedro I no Brasil).

Uma vista da Praça do Rossio e os monumentos que a decoram. Foto: Leandro's World Tour

Não deixe de visitar também o Mosteiro dos Jerônimos, no bairro Belém. Um pouco mais novo que a Sé Patriarcal, o Mosteiro começou a ser construído em 1502, e recebe este nome por ter abrigado a Ordem de São Jerônimo até o século XIX. Hoje os turistas encontram nele os túmulos de reis portugueses e suas rainhas, além dos túmulos de Vasco da Gama, Luiz Vaz de Camões, Fernando Pessoa e Alexandre Herculano, historiador e poeta português. O mosteiro abriga também o Museu da Marinha e o Museu de Arqueologia.

A Torre de Belém foi construída em homenagem ao padroeiro de Lisboa, São Vicente, na época do descobrimento, e possui uma arquitetura que vale a visita.

A Torre de Belém, às margens do Rio Tejo. Foto: Valdiney Pimenta/Flickr

Neste mesmo bairro está o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960, que homenageia as grandes navegações portuguesas. Era dessa região de Belém, às margens do Rio Tejo, que partiam os navios em Lisboa, por isso a grande quantidade de construções e monumentos às viagens e viajantes da época.

Outro Bairro repleto de pontos turísticos imperdíveis é o Carmo, onde estão o Convento e a Igreja do Carmo. Lá estão também o Museu Arqueológico e o Largo do Carmo, palco da Revolução dos Cravos, em 25 e abril de 1974, movimento que derrubou o regime ditatorial de Antônio de Oliveira Salazar em Portugal.

O caminho do Carmo ao seu bairro vizinha, a Baixa, pode ser feito por outro ponto turístico importante. O centenário Elevador de Santa Justa foi desenhado por um discípulo de Gustave Eiffel, por isso mantém características similares à da Torre Eiffel de Paris. Subir por esse elevador é um passeio obrigatório com uma vista de tirar o fôlego. Na Baixa está também a Praça do Comércio, uma das maiores da Europa.

O Elevador de Santa Justa tem uma das vistas mais bonitas de Lisboa. Foto: paspalleteir@/Flickr

Fugindo um pouco dos passeios históricos e culturais, mas sem perder a emoção e a surpresa, o Oceanário de Lisboa, um dos maiores aquários públicos da Europa, não pode deixar de ser visto. Composto por dois edifícios, o oceanário possui aquários espetaculares e várias espécies de peixes e mamíferos, que podem ser vistos bem de perto. A atração fica na região do Parque das Nações, um complexo que foi construído para sediar grandes eventos.

Vista de um dos aquários gigantes do Oceanário de Lisboa. Foto: sopasnor/Flickr

A cultura e a vida noturna em Lisboa

O bairro com ruas medievais de Alfama ganha um charme romântico e boêmio à noite. Nele, os turistas encontram diversos estabelecimentos onde podem conhecer a música mais característica de Portugal, o Fado. Originalmente composto de letras e melodias tristes, o Fado ganhou mais recentemente uma versão para os turistas, mais alegre. Em alguns restaurantes os garçons até cantam e se vestem de personagens portugueses, como Fernando Pessoa e as viúvas de cidades litorâneas, que perderam seus maridos no mar e vestem preto em sua memória. Outros bairros conhecidos onde se pode apreciar o Fado são a Lapa, Bairro Alto e Mouraria.

Também no Bairro Alto, os turistas encontram diversas opções de lojas e bares. A vida noturna neste bairro é especialmente agitada; após as 22 horas, as ruas ficam repletas de pessoas de todos os estilos, que visitam os pubs da região. O Chiado também possui várias opções de cafés e restaurantes frequentados principalmente pelos boêmios, jovens e intelectuais de Lisboa. É no Chiado que está um dos estabelecimentos mais conhecidos da cidade, o A Brasileira. O café foi frequentado por várias personalidades, entre elas o poeta Fernando Pessoa, que hoje é homenageado com uma estátua no local. Na Docas os visitantes podem frequentar bares e restaurantes construídos nos antigos galpões à beira do Rio Tejo.

Entre os restaurantes e bares, quem visita Lisboa não pode voltar sem experimentar os famosos Pastéis de Belém, um doce feito de nata, cuja receita é um verdadeiro segredo de estado. Um dos locais mais famosos onde se pode prova-los é a Fábrica de Pastéis de Belém, que está no bairro Belém desde o século XIX.

E você, já foi a Lisboa ou a alguma outra cidade de Portugal? Deixe seu comentário!

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Mariana Ohde

Mariana é jornalista e cursa pós-graduação em marketing digital. Ela tem grande interesse por mídias sociais, pelas áreas de turismo, intercâmbio e educação internacional. Ama viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Gosta de fotografia, música, natação, cinema, literatura e é colaboradora do Blog da MalaPronta.com.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (2)

2 respostas para “Conheça Lisboa, em Portugal”

  1. Marta disse:

    Marta Abreu – São Paulo – SP – Brasil
    Estive em Lisboa em outubro de 2010 e adorei. è um bom lugar para começar a conhecer a Europa, com a facilidade de lembrar a nossa casa.

  2. Lisboa disse:

    Belas fotos que ilustram bem a beleza da minha cidade! Os azulejos, os mirantes, a arquitetura, o Tejo, as calçadas… Dá saudade só de ver!

Deixe uma resposta