Top 5: As maiores Festas Juninas do Brasil

maio 30, 2011 Postado por
São João - Destaque

Foto destaque: Dan Queiroz/Flickr

Junho traz uma das comemorações mais esperadas no Brasil, as Festas Juninas. As celebrações em homenagem aos santos de junho são uma tradição mais forte no norte e nordeste do país. Comidas típicas, fogueiras, música caipira, as quadrilhas e brincadeiras diversas compõem essas festas tão queridas entre os brasileiros.

Trazidas ao Brasil pelos portugueses, na Europa as Festas Juninas existem desde o século IV. No princípio, era comemorado apenas o dia do nascimento de São João, que batizou Jesus. Alguns anos mais tarde, alguns locais passaram a comemorar também o dia de Santo Antônio e de São Pedro. O nome veio do santo mais lembrado nesse mês: Festa Joanina, que no Brasil virou Festa Junina. Em muitos locais as comemorações ainda são chamadas de Festa de São João.

Conheça abaixo cinco das principais festas juninas brasileiras. A maioria delas dura todo o mês de junho, passeio muito interessante para quem procura um bom destino nesse mês de inverno – afinal, o clima sempre maravilhoso do nordeste também é uma atração das comemorações de São João.

1- Campina Grande (Paraíba)

Paraíba - Festa Junina

A festa junina em Campina Grande dura um mês e é uma das maiores do mundo. Foto: marina guimarães/Flickr

Com o título de maior São João do Mundo, as festividades na cidade de Campina Grande costumam acontecer por um mês inteiro, trazendo sempre inúmeras atrações, várias quadrilhas e cerca de dois milhões de visitantes. Grandes nomes da música brasileira também costumam participar das comemorações, que já contaram com a presença de Zezé di Camargo e Luciano e Genival Lacerda.

O São João de Campina Grande acontece em um espaço com mais de 40 mil metros quadrados. As festas já contaram com trem turístico animado por tocadores de sanfona, com réplicas de pontos turísticos da cidade paraibana no local do evento e o Círio de São João, uma cavalgada em homenagem ao santo homenageado, além de uma gigantesca fogueira e shows de fogos. Nesse ano, serão sete palcos e 500 apresentações. Um espaço em homenagem à literatura de cordel também será montado, com o nome do escritor Manoel Monteiro. 120 trios tocarão o melhor do forró em três diferentes ambientes.

2- Caruaru (Pernambuco)

Pernambuco - Festa Junina

O artesanato típico na feira em Caruaru, que tem a banda de pífanos como uma das principais atrações no São João. Foto: Alexandre R. Costa/Flickr

A festa junina de Caruaru, a 130 km de Recife, é uma das mais tradicionais no nordeste e conta com vários elementos da cultura local, como as bandas de pífanos, mamulengos, a literatura de cordel e as quadrilhas. As festas também já contaram com presenças ilustres como a de Zé Ramalho e Dominguinhos. A grande atração da festa é o forró – a música tradicional é obrigatória na festa.

As comemorações acontecem em uma área especialmente montada e decorada, dividida em cinco espaços principais. Caruaru recebe cerca de 2 milhões de visitantes para acompanhar o forró e as brincadeiras que acontecem nas barracas espalhadas pelo evento. As competições de receitas típicas são uma atração à parte. Os visitantes podem ver o maior pé-de-moleque, a maior pamonha e a maior canjica, por exemplo.

3- São Luis (Maranhão)

 

São Luis é um ótimo cenário para festas, por conta de seus prédios históricos. Foto: Tony Gálvez/Flickr

 

As festas juninas de São Luís têm um charme diferente. Ao invés de terem no forró a base para as comemorações, é o Bumba Meu Boi que anima o evento. Os visitantes podem conhecer danças como o lelê, caroço, dança das fitas e portuguesa, além, claro, das quadrilhas. São esperados cerca de 150 mil visitantes para a festa, que se espalha pela Praça Maria Aragão e alguns bairros da cidade, entre eles o Lagoa de Jansen e o Arraial do Ceprama. Os turistas podem se divertir com as brincadeiras nas barracas e provar os melhores quitutes da culinária típica.

4- Mossóro (Rio Grande do Norte)

O forró também anima as festas juninas de Mossoró, a 280 km de Natal, no Rio Grande do Norte. As festas contam com mais de 100 shows, entre eles artistas populares no Brasil. Vários projetos apoiados pela prefeitura também encantam o público, entre eles atrações de circo, cinema, música e teatro – neste ano serão 25.

Os visitantes podem conferir uma variedade de atrações, que é o grande diferencial da festa. Forró eletrônico e forró pé-de-serra, teatro, shows de humor e até seminário popular. Serão mais de 100 shows na Cidade Junina, em espaços diferentes. Vários artistas locais dividirão os palcos com artistas nacionais como Aviões do Forró e Michel Teló.

5- Salvador (Bahia)

A capital Salvador também figura entre as grandes festas juninas brasileiras. As comemorações acontecem no final de junho, em espaços montados no Terreiro de Jesus e em outras praças. As festas juninas em Salvador, conhecida principalmente pelas comemorações do carnaval, viraram atração nos últimos três anos. Neste ano, artistas brasileiros como Gilberto Gil vão fazer parte do arraial.

A maior parte das atrações vai ficar no Pelourinho. Entre elas, estão o concurso de quadrilhas, shows de forró e diversos pratos juninos e baianos. O quentão, tradicional bebida de vinho das festas juninas, é acompanhado na Bahia pelo Cravinho, feito de cravo e cachaça.

 

E você, já esteve em alguma dessas Festas Juninas? Deixe seu comentário!

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Mariana Ohde

Mariana é jornalista e cursa pós-graduação em marketing digital. Ela tem grande interesse por mídias sociais, pelas áreas de turismo, intercâmbio e educação internacional. Ama viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Gosta de fotografia, música, natação, cinema, literatura e é colaboradora do Blog da MalaPronta.com.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (2)

2 respostas para “Top 5: As maiores Festas Juninas do Brasil”

  1. Má Gusmão disse:

    oi, obg me ajudou mto com meu dever de casa! *—-*

  2. Maria disse:

    E Aracaju?? Faltou Aracaju!!

Deixe uma resposta