Top 5: As cidades mais frias do planeta

junho 13, 2011 Postado por
Cidades Frias

Foto destaque: Shutterstock

Nessa época em que as baixas temperaturas do inverno assolam o sul e sudeste do país e chove muito em vários outros estados, achamos que não tem como existir inverno mais rigoroso do que aquele em que estamos. No entanto, há invernos bem piores, principalmente no hemisfério norte do planeta.

Para que você possa ter certa conformidade com o frio da sua cidade, ou as chuvas constantes, fizemos uma lista com os 5 lugares mais frios do mundo:

1- Oymyakon (Rússia)

Já imaginou acordar pela manhã e ver que a temperatura na sua cidade está a 71,2°C negativos? Pois esta foi a marca alcançada em Oymyakon, uma cidade no leste da Sibéria, na Rússia, em janeiro de 1926. A cidade tem em torno de 1500 habitantes e detém o recorde de temperatura mais baixa de todos os tempos em uma localidade habitada.

O solo de Oymyakon é permanentemente congelado, recebendo o nome de Permafrost. No entanto, a água do rio da cidade, o Rio Indigirka, não congela o ano todo, por causa das nascentes de águas termais.

A cidade está situada em um planalto a 750 metros acima do nível do mar e seu inverno dura nove meses. O motivo das baixas temperaturas são as cadeias de montanhas que cercam Oymyakon e a impedem de escapar das fortes massas de ar frio que cobrem o vale. Essas mesmas montanhas, que detém o vento, são responsáveis por fazer com que o frio seja um pouco mais suportável.

Seus habitantes levam uma vida difícil, sem as comodidades que encontramos nas grandes cidades. Quando a temperatura está abaixo de 52°C negativos, as escolas deixam de funcionar. Outra curiosidade é que nos raros dias em que é possível aos pescadores praticarem sua atividade, quando o peixe morde o anzol e é retirado da água, bastam 30 segundos até que ele congele.

2- Yakutsk (Rússia)

Esta cidade é a mais fria do mundo na atualidade, com temperatura média anual de 21°C negativos. No entanto, suas temperaturas são bem variadas: seus verões atingem uma média de até 25°C positivos e os invernos chegam a 40°C negativos. Localizada no nordeste da Rússia, a mais de 6 mil quilômetros de Moscou, serviu como uma espécie de prisão para condenados políticos, durante a Revolução Russa.

Yakutsk possui mais de 235 mil habitantes e é a cidade mais importante, além de ser a mais habitada da região.

Embora o frio seja intenso, a região é rica em ouro e abastece 20% do mercado mundial de diamantes brutos. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais tantas pessoas ainda vivam na cidade.

Uma das lendas de Yakutsk conta que a cidade é tão rica em elementos porque quando o Deus da criação voava pelo mundo para distribuir suas riquezas e recursos naturais, passou por Yakutsk e ficou com tanto frio que suas mãos ficaram dormentes e todos os elementos caíram na cidade.

3- Ulaanbaatar (Mongólia)

Conhecida como a capital mais fria do mundo, Ulaanbaatar ou Ulan Bator alcança em janeiro temperaturas médias de 16°C negativos. Com aproximadamente 819 mil habitantes, possui o principal aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Chinggis Khaan.

Durante o verão o clima é fresco e relativamente chuvoso; nos invernos longos o clima é seco e bastante gelado, podendo ocorrer violentas tempestades de neve.

Ela está situada na zona de solo Permafrost esporádico, que exige cuidados para que construções de edifícios de estradas não afundem com o congelamento ou degelo do solo, quando as temperaturas se elevam.

Com 1300 metros acima do mar, a cidade possui diversas opções de lazer, como museus de camelo e o maior mosteiro da Mongólia, com 500 monges.

4- Verkhoyansk (Rússia)

Também na Rússia, Verkhoyansk faz parte do Polo Norte do Frio, ao lado de Oymyakon. Ela é a terceira menor cidade do país, com pouco mais de 1400 habitantes. Suas variações de temperatura são bem expressivas: em julho tem médias de 16,9°C positivos e em janeiro, 45,8°C positivos.  Em 1892 a cidade alcançou a temperatura mais baixa até então,  69,8°C  negativos, marca que permanece até os dias de hoje.

Banhada pelo Rio Yana, próxima ao círculo polar ártico, a cidade possui um clima seco, com chuva e neve apenas em algumas épocas do ano.

Atualmente, a cidade conta com um porto, aeroporto, depósito de coleta e, no centro, uma área de levantamento.

5- Astana (Cazaquistão)

A capital do Cazaquistão tem como recorde a temperatura de 52°C negativos e é considerada a segunda capital mais fria do mundo. Tornou-se capital em 1997, com o objetivo de parar a influência russa na região e possui uma arquitetura futurista.

Ao longo de quase 200 anos, ela já teve seu nome mudado várias vezes, passando a se chamar Astana em 1998. A cidade é banhada pelo Rio Ishim, e no fim de outono, suas temperaturas alacançam os 40°C negativos.

Construída a partir do nada, assim como Brasília, a moderna Astana hoje conta com algo em torno de 800 mil habitantes e seus números só crescem a cada dia.

 

E você, o que acha de passar alguns dias em uma dessas cidades com rigorosos invernos? Deixe seu comentário!

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Franciele

Gosta de música, futebol, Fórmula Um, seriados, filmes, livros, viagens e mídias sociais. Se interessa pelas áreas de jornalismo esportivo, cultural e turístico. Em 2008/2009 ficou quatro meses em Phoenix, nos Estados Unidos, fazendo o intercâmbio Work and Travel.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (6)

6 respostas para “Top 5: As cidades mais frias do planeta”

  1. marcia disse:

    eu quero ir pra Oymyakon amo inveno

  2. Matheus disse:

    só por curiosidade, Yakutsk hoje -42°C, Verkhoyansk hoje -49°C

  3. henrique vieira disse:

    Astana é linda ,gostaria de conhecer ,quem sabe , algum dia,o mundo dá muitas voltas.

  4. O artigo é bem legaL, mas não vou nem se ganhar um concurso para uma viagem com todas as despesas pagas.

    Abraços

  5. Color Mundi disse:

    Olha, eu toparia um tour por essas cidades!

  6. Yuri disse:

    Adorei a matéria! As fotos são ótimas e o texto muito bem escrito. Só por curiosidade, a temperatura em Yakutsk nesse momento é de 37 graus positivos. Eles estão passando pelo verão, obvio… grande abraço!

Deixe uma resposta