Top 5: Lugares para viajar sozinho

janeiro 30, 2012 Postado por
Mulher Escalando

Em Comer, Rezar, Amar, a protagonista Elizabeth Gilbert parte para uma viagem de um ano pela Itália, Índia e Indonésia. O objetivo? Encontrar a si mesma. O mesmo faz Christopher McCandless, em Na Natureza Selvagem. Esses são apenas dois exemplos, mas você certamente se lembra de mais personagens que partem levando apenas suas malas e mais ninguém.

Seja você tão ousado quanto eles ou mais conservador, viajar sozinho é uma experiência intensa. Mais do que a liberdade de ir aonde quiser e permanecer por quanto tempo quiser, a solidão pode ser muito renovadora. Longe de absolutamente tudo e todos, você abre espaço para novas amizades, novas experiências e novas maneiras de olhar para elas.

Você é adepto? Quer experimentar? Conheça cinco destinos que têm tudo para proporcionar bons momentos aos viajantes solitários!

5- Fernando de Noronha, Pernambuco

Praias são sempre uma ótima opção para quem viaja sem companhia. No caso de Fernando de Noronha, além dos deliciosos momentos à beira-mar, você ainda tem a oportunidade de fazer passeios em grupo para praticar mergulho ou fazer trilhas.

Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados pelos viajantes solitários. Foto: Shutterstock.com

Não é à toa que a região recebe muitos turistas solitários todos os anos. Para chegar até lá, é necessário pegar um avião em Natal ou em Recife. Com um bom hotel reservado, basta aproveitar as belezas da Baía dos Porcos e da Baía dos Golfinhos, a tranquilidade da Praia do Atalaia ou as charmosas construções históricas da Vila dos Remédios, entre várias outras atrações.

4- Gramado, Rio Grande do Sul

Se você procura um lugar mais aconchegante, perfeito para os dias frios de inverno, Gramado é o seu destino. A cidade fica mergulhada na paisagem bucólica da Serra Gaúcha e esbanja charme com suas construções em estilo europeu e seu clima ameno.

Em Gramado, você poderá visitar locais interessantes como a Igreja de São Pedro, o Lago Negro e o Mini Mundo, uma cidade em miniatura. Os museus do Automóvel e do Chocolate também são atrações famosas.

Gramado é um ótimo destino no inverno, com ótimas opções de restaurantes e bons passeios. Foto: Shutterstock.com

E, falando em chocolate, aproveite a sua visita para conhecer os cafés coloniais e restaurantes da cidade, famosíssimos pelas suas receitas invernais – do fondue aos capuccinos. Durante o dia, um passeio pelo Parque Knorr ou uma visita ao Mirante Vale do Quilombo são ótimas opções.

3- Dublin, Irlanda

Saindo um pouco de solo brasileiro, a cidade de Dublin, na Irlanda, é um destino fantástico para viajantes solitários. E não apenas pelas atrações: os irlandeses são um dos povos mais amigáveis no mundo, e é praticamente impossível não conhecer ninguém durante a estada.

Em Dublin, visite o Castelo de Dublin, a Christ Church e a Guinness Storehouse – fábrica que oferece degustação ao final do tour. À noite, aproveite as novas amizades feitas e combine uma visita à Temple Bar, região com ares medievais repleta dos famosos pubs irlandeses.

Com uma população simpática e hospitaleira, fica impossível visitar Dublin sem fazer novas amizades. Foto: Shutterstock.com

Saia um pouco da cidade e explore também outras regiões. Uma boa opção são os tours literários, que levam aos turistas a locais relacionados a Oscar Wilde, James Joyce e Frank McCourt. A Irlanda também se destaca como berço de escritores renomados. Você pode conhecer mais sobre eles no Dublin Writers Museum.

2- Cusco, Peru

O Peru é um verdadeiro combo de atrações para quem viaja sozinho, com paisagens variadas, uma cultura apaixonante, comidas exóticas e muita história. Mas ainda é Machu Picchu a queridinha de todos os espíritos mais aventureiros. Por isso, a dica é ficar em Cusco.

A cidade é repleta de construções históricas impressionantes, como a Catedral, o Mosteiro de Santa Catalina e a Igreja Santo Domingo. A Plaza San Blás e Plaza de Armas também merecem destaque, assim como o Museo Inka, que homenageia os antigos habitantes da região.

Machu Picchu é um dos destinos preferidos dos mochileiros e um ótimo local para viagens mais introspectivas. Foto: Shutterstock.com

Para visitar as ruínas de Machu Picchu você poderá escolher entre dois caminhos: o trem que leva à entrada do parque ou a Trilha Inca, uma caminhada de cerca de três dias. Programe-se para chegar bem cedinho ao local, para aproveitar o nascer do sol na cidade perdida.

1- Cruzeiros

Os Cruzeiros não são exatamente um destino, mas entram na lista porque têm tudo para fazer de uma aventura solo uma viagem inesquecível.

Os navios são praticamente cidades: você encontrará teatro, cinema, academia, cassino, piscina, restaurantes, pista de cooper, parede de escalada, entre várias outras atrações.

Nos cruzeiros você pode aproveitar bons momentos em grupo ou sozinho: basta escolher a programação para o seu dia. Foto: Shutterstock.com

Muitos ainda oferecem aulas de dança e outras atividades de recreação, que vão das sessões de aeróbica às gincanas. Ou seja, não faltam oportunidades para curtir o momento sozinho ou conhecendo pessoas!

E, como se não bastasse, você ainda tem a oportunidade de explorar destinos incríveis em visitas de um ou dois dias. Buenos Aires, Montevideo, Punta del Este, Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela, as praias do Caribe ou as Ilhas Gregas são apenas algumas das paradas mais clássicas dos cruzeiros.

E você, tem mais sugestões de lugares para quem viaja sozinho? Deixe seu comentário!

Foto Destaque: Shutterstock.com

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Mariana Ohde

Mariana é jornalista e cursa pós-graduação em marketing digital. Ela tem grande interesse por mídias sociais, pelas áreas de turismo, intercâmbio e educação internacional. Ama viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Gosta de fotografia, música, natação, cinema, literatura e é colaboradora do Blog da MalaPronta.com.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (0)

Deixe uma resposta