Conheça o Rio de Janeiro: Teresópolis

abril 30, 2012 Postado por
pattrick.muller

 

Imagine-se sentado diante de uma lareira em um dia frio, apreciando um bom vinho na companhia de quem você mais ama. Ideia sedutora, não? É por causa desse clima aconchegante e tranquilo que muitos cariocas elegeram Teresópolis como seu destino de inverno no Rio de Janeiro.

A apenas 102 km da capital, a cidade é um destino romântico, mas que não deixa seu lado aventureiro de lado. São diversas atrações para amantes da boa gastronomia, compras e ecoturismo. O ideal é explorar a região de carro, uma vez que os pontos de interesse podem ser um pouco distantes.

 

O clima friozinho e a paisagem fazem de Teresópolis um destino relaxante. Foto: Suriani/Flickr

Uma das principais atrações de Teresópolis é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde está um dos principais cartões postais da região: o Dedo de Deus. Com quase 1.700 metros de altura, essa impressionante formação rochosa forma um lindo cenário ao lado da Pedra do Sino, cachoeiras, morros, montanhas e uma vegetação densa.

 

O pico Dedo de Deus é o cartão postal da cidade. Foto: *Marina Almeida/Flickr

O parque oferece uma infinidade de atividades, desde as mais relaxantes àquelas de tirar o fôlego. Os mais ousados optam pela caminhada entre Petrópolis e Teresópolis, uma trilha de 42 km que demora, em média, três dias para ser feita. No caminho estão algumas das mais belas paisagens do país, mas a aventura é aconselhada apenas para os mais experientes e deve ser feita, de preferência, com o auxílio de um guia.

No parque estão também alguns dos melhores paredões de escalada do país, mas muitos deles só podem ser utilizados com autorização e acompanhamento de um profissional. A Pedra do Sino é a preferida entre os adeptos do esporte!

 

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece trilhas, trekking, escalada, espaço para piqueniques e até piscinas naturais. Foto: zanaca/Flickr

Se você está em busca de aventuras menos radicais, aproveite as trilhas do parque, as piscinas naturais e as áreas para piquenique. Os mirantes também merecem uma visita! Um dos mais conhecidos da região é o Mirante do Soberbo, localizado na entrada de Teresópolis. Estacione o seu carro e curta a paisagem sem pressa!

Depois de dias agitados em meio à natureza, nada melhor do que um delicioso prato de comida, certo? E não faltam opções de bons restaurantes na cidade. São fondues, sopas e outros pratos de inverno, além de receitas nacionais e internacionais.

Não deixe de visitar a Cremerie Genève, que serve pratos franceses e comercializa queijo de cabra fresquinho! Você também pode fazer um passeio até a Fazenda Genève, onde 12 versões saborosas dessa especiaria estão disponíveis.

 

Para as compras, visite a Feirinha do Alto, ou Feirarte, onde você encontrará de doces a roupas. A feira acontece nos finais de semana na Praça Higino da Silveira e reúne mais de 800 comerciantes.

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Mariana Ohde

Mariana é jornalista e cursa pós-graduação em marketing digital. Ela tem grande interesse por mídias sociais, pelas áreas de turismo, intercâmbio e educação internacional. Ama viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Gosta de fotografia, música, natação, cinema, literatura e é colaboradora do Blog da MalaPronta.com.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (0)

Deixe uma resposta