Amazônia, o coração do mundo

agosto 8, 2012 Postado por
destaque amazon

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical pluvial do mundo, o que corresponde a cerca de 2/5 de todo território sul-americano e a 1/3 de todas as florestas da terra. Dentro deste vasto território, a diversidade biológica é imensa, em um hectare de floresta a quantidade de espécies é maior que em toda a América do Norte.

A Região Amazônica possui cerca de 5,5 milhões de km² e se estende por 9 países da América do Sul: Brasil, Equador, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. No Brasil, ela faz parte de 9 estados, está na região norte do país e representa mais de 60% do território nacional.

Outra espécie nativa da Amazônia, Papagaio-da-serra. Foto: hamadryades/Flickr

Já que não possui muitas plantas rasteiras e animais deste tipo de vegetação, a flora da floresta é bastante diferente das outras, pois suas árvores com copas altas bloqueiam a entrada de luz, o que dificulta a vida embaixo delas. Muitos pensam que a floresta é o pulmão do mundo, porém todo oxigênio produzido de dia é consumido novamente à noite no processo de fotossíntese, os especialistas veem a Amazônia como uma esponja do planeta, já que suas árvores funcionam como um filtro para as substâncias soltas na atmosfera.

Vitória régia, planta típica da região. Foto: treez44est/Flickr

Cerca de 60% das formas de vida do planeta estão situadas na floresta amazônica. Ela é rica em todos os aspectos, sua flora possui mais de 3.000 espécies de árvores, sem contar os outros tipos de vegetação. Os rios da região abrigam o maior número de espécies de peixes para a prática esportiva do mundo, um dos passeios favoritos entre os turistas é navegar em um dos rios da maior bacia hidrográfica do planeta e pescar um dos grandes peixes amazônicos, famosos no mundo inteiro como os gigantes tucunarés, pirarucus e até piranhas.

Espécie nativa da Amazônia, Rã Leitosa. Foto: Leszek.Leszczynski/Flickr

Quando os portugueses chegaram à América, estima-se que viviam cerca de 5 milhões de indígenas em território brasileiro. Hoje existem um pouco mais de 300 mil índios vivendo no Brasil e a maioria deles está na Amazônia. Muitas tribos permanecem distantes da civilização, como a agência de notícias Reuters revelou.

Quem visita a Amazônia não pode perder a chance de conhecer um pouco da cultura indígena da região e é por isso que existem diversos passeios até as aldeias das tribos locais, só cabe ao turista escolher um passeio mais tranquilo ou entrar de cabeça e explorar um pouco da floresta.

Onça pintada, maior felino do continente americano. Foto: Land Rover Our Planet/Flickr

A cultura amazônica gira em torno da música, do folclore, das artes plásticas e principalmente do artesanato, possuindo uma grande influência indígena, já que foram os primeiros habitantes da região. Os turistas que visitam a Amazônia se apaixonam pelo lugar e é praticamente impossível não levar uma peça de artesanato que represente a viagem inesquecível! A culinária local é única e os diversos pratos típicos ficam por conta da variedade de peixes e frutas que são encontrados por lá.

Hospedagem

Na região amazônica, hospede-se no Amazônia Golf Resort by Nobile. O resort conta com acomodações de luxo em plena floresta amazônica, com várias opções de lazer para os turistas e, como o próprio nome já diz, um campo de golfe. O empreendimento foi construído na área de uma antiga fazenda e reflorestou grande parte das plantações que ali existiam. O Amazônia Golf Resort possui total interação com a natureza e os turistas que se hospedam por lá podem esperar um contato direto com a fauna e a flora da floresta amazônica.

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Fabio Farias

Estudante de Marketing, 23 anos, adora esportes em geral, principalmente aquele futebol. Está esperando o resultado da loteria para arrumar as malas e viajar.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (2)

2 respostas para “Amazônia, o coração do mundo”

  1. fabio88farias disse:

    Parabéns pela escolha do seu próximo destino, Wallacy! O Brasil possui diversos lugares maravilhosos e muitas vezes deixamos de lado! Tenha uma ótima viagem!

  2. Wallacy Rodrigues disse:

    As fotos comprovam qual grande é nosso país, e quanta diversidade… Minha próxima viagem será Amazonia. Para ver e conhecer coisas bonitas é só arrumar a mala e seguir a linha brasileira.

Deixe uma resposta