Dicas de viagem para Buenos Aires

agosto 24, 2012 Postado por
felipe1

Muito se fala sobre Buenos Aires, mas na hora de viajar, grande parte dos turistas se depara com várias dúvidas sobre troca de dinheiro, locomoção, passeios turísticos e hospedagem. Este post tem o objetivo de ajudá-lo nas principais questões sobre sua viagem à capital portenha.

O voo até Buenos Aires

A maioria dos voos do Brasil à Buenos Aires faz escala no Aeroporto Silvio Pettirossi, no Paraguai. A parada no Aeroporto de Assunção é rápida, por volta de 30 minutos. Algumas companhias aéreas possuem voos diretos até o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, no entanto, os valores são um pouco mais altos.

Assim que o avião pousa no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Aeropuerto de Ezeiza, os passageiros devem desembarcar e dirigir-se às esteiras para a retirada da bagagem. O próximo passo é passar as malas pelo detector de raios-X e, em seguida, identificar-se na alfândega aeroportuária. Após esses procedimentos, é possível fazer um lanche no aeroporto, visitar as lojas do saguão ou trocar o seu dinheiro.

 

Aeroporto de Ezeiza, responsável por 85% dos voos internacionais do país. Foto: Felipe Martins Greiner/Arquivo Pessoal

 

 

Documentação

Apesar de tanto o Brasil quanto a Argentina integrarem o MERCOSUL, possuírem o acordo de livre circulação e ser permitido entrar no país somente com o Documento de Identidade (RG), aconselha-se a levar o passaporte para evitar problemas. Quem possui o RG muito antigo, deve tomar ainda mais cuidado, pois se sua foto for muito antiga, poderá enfrentar dificuldades logo no início da viagem.

O câmbio de moeda

Nas viagens ao exterior, é comum o turista ficar em dúvida sobre como lidar com o dinheiro. Fazer ou não o câmbio? Se sim, trocar no Brasil ou no país de destino? E quanto aos cartões de crédito?

Na verdade, há várias maneiras de lidar com o seu dinheiro antes e durante a viagem. O mais aconselhável é trocar uma parcela do dinheiro reservado à sua viagem no Brasil antes de ir, para despesas com alimentação e transporte assim que chegar ao aeroporto. E, claro, maneirar nas compras com o cartão de crédito, pois você pode surpreender-se quando a fatura chegar após a viagem, já que os gastos serão baseados no câmbio oficial, data do fechamento da fatura do seu cartão.

Se você precisar trocar reais por pesos já na chegada à Buenos Aires, uma das opções mais seguras e vantajosas é realizar o câmbio no Banco de La Nacion Argentina.

 

Unidade exclusiva para câmbio do Banco de La Nacion Argentina, no Aeroporto de Ezeiza. Foto: Felipe Martins Greiner/Arquivo Pessoal

 

 

Assim que chegar ao aeroporto, fique atento às cotações do dia nas diferentes empresas de câmbio. Geralmente, as mais visíveis são as menos vantajosas. Então não se importe de gastar um tempo olhando as tabelas de moedas e fazendo algumas contas. Além disso, o Banco de La Nacion Argentina está presente em várias localidades da cidade, sendo muito fácil encontrá-lo. Com tantos endereços espalhados pela cidade, procure trocar o dinheiro aos poucos, sempre que for precisando, para evitar o risco de ser roubado.

Translado Aeroporto / Buenos Aires

Antes de sair do Aeroporto de Ezeiza, decida que transporte você irá utilizar para ir do aeroporto para o seu hotel. Se você decidir pegar taxi, tome cuidado com os veículos não oficiais. É comum motoristas não autorizados oferecem preços diferentes para os turistas na saída do aeroporto. Confira mais dicas no post 5 dicas para evitar golpes de taxistas em Buenos Aires.

 

Movimentação de táxis na Av. 9 de Julio. Foto: Felipe Martins Greiner/Arquivo Pessoal

 

 

Uma das opções mais fáceis e proveitosas é comprar uma passagem através da empresa Manuel Tienda León. Com ela, você tem direito ao trajeto do aeroporto até a sede da empresa, por ônibus, e de lá até o seu local de hospedagem via táxi, já incluído no valor do ticket comprado no aeroporto. O trajeto tem duração de aproximadamente 45 minutos.

Locomoção em Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade plana e possui grande facilidade para os turistas passearem a pé. No entanto, para visitar áreas mais distantes, aconselha-se a pegar um metrô ou uma linha de ônibus.

 

Metrô de Buenos Aires. Foto: Felipe Martins Greiner/Arquivo Pessoal

 

 

Os ônibus de linha urbana de Buenos Aires são bem baratos, isso porque grande parte do valor é custeada pelo Governo Argentino. Ao contrário dos ônibus das principais cidades brasileiras, não há um cobrador, e sim, uma máquina de moedas logo que você entra no ônibus. Aconselha-se a sempre andar com moedas no bolso, pois as máquinas não aceitam cédulas. Assim que você inserir as moedas, um ticket é impresso. Ele será o seu comprovante, assim, recomenda-se guardá-lo até o fim do trajeto.

 

Tenha sempre moedas para andar com os ônibus de linha urbana em Buenos Aires. Foto: Felipe Martins Greiner/Arquivo Pessoal

 

 

Para quem não quiser conhecer Buenos Aires a pé ou pegar ônibus de linha e metrô, há o ônibus que percorre os principais destinos turísticos da capital. É possível comprar um bilhete para o Buenos Aires Bus antecipadamente online ou adquiri-lo no momento do embarque, que pode ser feito em uma das 24 paradas. Os tickets são válidos por 24h ou 48h, com preços diferenciados para adultos e crianças (até 12 anos).

A Volta

Na volta de Buenos Aires, não deixe de aproveitar o Duty Free do Aeroporto de Ezeiza, que dispõe de uma variedade imensa de produtos. Lá você irá achar produtos não encontrados no Brasil a um preço bem mais em conta. Para concluir sua compra no Free Shop, você deve apenas apresentar o seu passaporte e a sua passagem de retorno.

No pagamento, são aceitos cartões de créditos internacionais, euro, dólar, real, pesos argentinos, uruguaios e chilenos. Fique de olho apenas no valor do câmbio que será usado. Dependendo da situação, vale a pena conferir qual moeda é mais vantajosa.

Os produtos adquiridos no Free Shop podem ser carregados nas sacolas, não sendo necessário colocar na bagagem de mão. Também fique atento ao limite: a franquia livre é de U$S 300,00 para maiores de 16 anos e U$S 150,00 para menores.

Hospedagem

Ao procurar hospedagem para a sua estadia em Buenos Aires, prefira os hotéis no Centro ou Microcentro,  já que a maioria dos pontos turísticos estão nessa região.

O Gran Hotel Hispano, localizado na Av. de Mayo, é uma opção barata e de fácil acesso a várias atrações da cidade.

Gran Hotel Hispano, próximo ao famoso Café Tortoni, na Av. de Mayo. Foto: Felipe Martins Greiner/Arquivo Pessoal

O Castelar Hotel, também possui uma ótima localização e oferece diferenciais extras para a sua estadia.

Para os jovens, uma das melhores opções é o Milhouse Hostel no centro da capital argentina.  Um ambiente moderno, descontraído e com muitas opções para sua diversão.

Foto destaque: Felipe Martins Greiner (Arquivo Pessoal).

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Felipe Martins

Está em constante busca de algo, faz um curso que poucos entendem o seu valor e tem a estranha mania de decorar usernames, e-mails e sobrenomes das pessoas

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (0)

Deixe uma resposta