Praia da Baleia

agosto 27, 2012 Postado por
destaqbaleia

Foto: AndreSolnik/Flickr

Vamos para “Baleia”? O lugar favorito do Nissim pode ser o destino da sua próxima viagem! Se você ficou com uma pontinha de curiosidade para saber como é a Baleia, ou melhor, a Praia da Baleia, a MalaPronta.com te mostra que o local é uma preciosidade do litoral norte de São Paulo!

Se você não está entendendo nada, calma! Nissim Ourfali é um garoto de 13 anos que ficou conhecido pelo vídeo que fez para a celebração de seu bar mitzvah (cerimônia que marca o início da maturidade do jovem judeu) ilustrando todas as suas preferências, entre elas, a viagem a tal Baleia. Explicando assim, parece uma situação sem sentido, mas a frase tão aleatória virou hit na internet e agora todo mundo quer saber: “onde fica a Baleia?”.

Como chegar

A Praia da Baleia está situada no litoral norte de São Paulo, a distância entre a capital e a localidade é de 161 km. Para chegar até lá, é preciso pegar a rodovia SP-055/BR-101 Rio-Santos e depois seguir pela Avenida Deble Luíza Derani. O trajeto que leva até a praia é feito por ruas estreitas flanqueadas por uma vegetação densa.

A Praia da Baleia

A faixa de areia da Praia da Baleia parece infindável! Pacata, com uma atmosfera selvagem e beleza intocada, apesar de não haver muitas barraquinhas ou festas durante a noite, a praia está virando o novo point litorâneo de São Paulo.

A Praia da Baleia é conhecida pela calmaria das suas águas. Foto: Mario Pick/Flickr

O sossego da Praia da Baleia só é quebrado pelas famílias (devido a pouca agitação das ondas, as crianças podem brincar à vontade na água e ainda há salva-vidas monitorando a praia) que escolhem este tranquilo paraíso para os seus fins de semana.

O que fazer?

Se você está pensando em se iniciar no surf, a Praia da Baleia é uma ótimo lugar: existem escolinhas de surf na região e as ondas pequenas ajudam os iniciantes. Os surfistas mais experientes podem partir para o lado sul da praia, perto do chamado “Canto Mágico” – ali as ondas são mais fortes e fluem sem quebras.

A areia da Praia da Baleia não é fofa, contudo, uma caminhada à beira da água é irresistível, principalmente se for feita quando o sol já está se pondo no horizonte. Outra vantagem da areia ser mais durinha é que você pode pegar sua bicicleta e pedalar por toda a extensão da praia. Também fica fácil praticar esportes nas areias da Praia da Baleia, entre uma caminhada e outra você encontra grupos de pessoas jogando futebol, vôlei e futevôlei.

Uma das características da Praia da Baleia é a Mata Atlântica preservada, a extensa área forma um cercado natural, e depois de uns mergulhos dá para descansar sob a sombra das gigantescas árvores que rodeiam a praia.

A partir da Praia da Baleia também é possível fazer um passeio pela semidesértica Ilha dos Gatos. Cercada por uma vegetação densa, a Ilha dos Gatos tem piscinas naturais rasas, tão transparentes que é até possível ver os peixes nadando. Durante a primavera e o verão, a ilha também é visitada por golfinhos.

Para quem já surfa, o melhor é seguir até o lado sul da praia. Foto: Ciro Boro Photos/Flickr

Quem gosta e já tem experiência com trilhas pode arriscar e se embrenhar na mata da ilha para descobrir as ruínas de uma antiga mansão. As árvores já tomaram conta de quase todo o espaço, mas ainda é possível ver o esqueleto e algumas partes desta misteriosa residência.

Para conhecer a Ilha dos Gatos você pode procurar um dos pescadores da Praia de Boiçucanga e fazer a travessia em seus barcos ou contratar o serviço de alguma empresa local que oferece passeio de lancha.

E você, se empolgou para ir à Baleia? Deixe a sua mensagem!

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Samantha

Samantha Alievi é jornalista e ama viajar (sem gastar muito), conhecer novos lugares e culturas. Se pudesse percorreria o mundo acompanhando o circuito de tênis e o circo da Fórmula 1. Suas principais áreas de interesse no jornalismo são o cultural, esportivo e o científico.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (1)

Uma resposta para “Praia da Baleia”

  1. Vera disse:

    Existe uma Praia da Baleia no Ceará, que é muito linda, tranquila, ainda não explorada pelo turismo predatório. Creio que ela fica no municipio de Itapipoca. Super vale a pena conhece-la.

Deixe uma resposta