Caldas Novas, a terra das águas termais

setembro 20, 2012 Postado por
Caldas Novas

Foto: Márcio Arnaldo Borges/Flickr

Caldas Novas, em Goiás, recebe mais de um milhão de visitantes por ano, e este número não é à toa, além de um relaxante águas quentes, Caldas Novas também proporciona uma viagem por cenários espetaculares que perpetuam na mente.

A estância hidrotermal da cidade – uma das maiores do mundo – é um dos presentes reservado aos turistas. O efeito terapêutico das águas quentes não só alivia o corpo, como também serve como um bálsamo para a alma.

Como chegar

Você pode desembarcar no aeroporto de Caldas Novas ou chegar via terrestre pela GO-020. A distância entre a cidade e a capital do estado, Goiânia, é de 172 km.

O que fazer

Explorar as belezas naturais da região é um ótimo programa inicial e que tal começar o roteiro no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas? O passeio por trilhas revela a paisagem do cerrado e termina em lagoas e cachoeiras. O local é bem organizado com estacionamento próprio e apoio ao turista, no entanto não há nenhum tipo de venda ali, o aconselhável é comprar água e lanches para não morrer de fome no caminho (lembre-se de levar embora todo o lixo). A entrada custa cinco reais.

As trilhas do parque são demarcadas e você pode fazer todo o percurso sozinho. Há duas opções de caminhada, pela Trilha do Paredão e da Cascatinha. No Paredão, você encerra a aventura no mirante, com uma vista panorâmica de toda a serra goiana (também dá terminar o tour na pequena lagoa mais a frente do mirante). Na Cascatinha, a viagem finaliza numa cascata maior, se o seu fôlego está pouco e você já sabe que não vai aguentar duas trilhas, escolha esta que tem um visual mais bonito.

Grande parte das águas termais está localizada em hotéis, como é o caso do Parque das Primaveras. Foto: Hotel Parque das Primaveras/Divulgação Hotel

Ainda fora da cidade, dá para fazer pescaria no Lago Corumbá. O local também é muito visitado por entusiastas de esporte aquáticos – há sempre alguém num Jet-ski ou num aparelho de windsurf.

Os outros dias na cidade provavelmente serão totalmente voltados para as piscinas de águas quentes, mas antes disso, faça uma visita à curiosa Lagoa de Pirapitinga, situada no Parque da Lagoa Quente. Sua excentricidade é proveniente da temperatura da água: 57ºC! No entanto não é só esta façanha que atrai visitantes, o lugar conta com área para camping, restaurante, várias saunas e piscinas de nascentes naturais.

As piscinas de água quente atraem turistas tanto na baixa quanto na alta temporada. Foto: igorschutz/Flickr

Todo mundo se pergunta por que Caldas Novas é reduto de estâncias termais, a explicação é geológica: a pressão subterrânea sobre a água é tão grande que ela esquenta consideravelmente quando chega à superfície.

Esta água é rica em minerais e tem ação anti-inflamatória, e é por isso que muita gente diz se sentir bem após um banho. O calor ajuda a tirar a tensão dos músculos, hidrata a pele e ainda alivia dores reumáticas.

Hotéis e outras propriedades privadas concentram boa parte das nascentes de água quente e para você aproveitar os banhos é preciso ou se hospedar em um destes hotéis ou pagar uma taxa de entrada.

Você poderá notar como as pessoas se sentem mais tranquilas no município e a noite dificilmente há baladas a serem visitadas, aqui todo mundo procura apenas a paz, nada de badalações. Para você não se entediar, aproveite para fazer umas comprinhas.

As piscinas de água quente atraem turistas tanto na baixa quanto na alta temporada. Foto: Igor Schutz/Flickr

Os artesanatos da região são fenomenais e valem como uma ótima lembrança da viagem; você poderá encontrá-los no Mirante Serra Verde, e nos ateliês Adeguimar Arantes e Pedro Pereira. Aqueles produtos caseiros espetaculares podem ser comprados no centro, na loja Doces Caseiros de Dona Maria e na Cachaçaria Vale das Águas Quentes (Av. Cel Bento Godoy Q).

Hospedagem em Caldas Novas

Quem se hospeda no hotel Lagoa Quente Flat Hotel pode aproveitar o parque aquático Lagoa Thermas Parque que conta com toboáguas e kamikases. O Hotel Parque das Primaveras é mais indicado para quem procura sossego e descontração; as jacuzzi com água mineral e as piscinas que ficam abertas até a noite são boas opções para fechar o dia.

E você, já visitou Caldas Novas? Compartilhe a sua experiência!

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Samantha

Samantha Alievi é jornalista e ama viajar (sem gastar muito), conhecer novos lugares e culturas. Se pudesse percorreria o mundo acompanhando o circuito de tênis e o circo da Fórmula 1. Suas principais áreas de interesse no jornalismo são o cultural, esportivo e o científico.

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (0)

Deixe uma resposta