Roteiros históricos e culturais fazem de Bucareste um destino e tanto!

abril 28, 2015 Postado por
shutterstock_127268432

Todo o continente europeu pode ser definido facilmente como o destino que mais desperta interesse dos brasileiros. Suas principais cidades, como Paris, Londres, Lisboa e Roma, veem chegar e partir diariamente milhares de turistas tupiniquins, que mal saíram do Velho Mundo e já querem voltar. Isso porque a Europa tem muito mais a oferecer aos visitantes, que podem descobrir, a cada viagem, uma nova surpresa em um destino ainda desconhecido. É o caso de Bucareste, capital da Romênia, que aos poucos conquista o coração dos viajantes que saem do Brasil e de outros lugares do mundo.

Sua história, marcada por guerras, terremotos e projetos políticos comunistas, é sua principal atração e se revela, aos poucos, em suas construções e monumentos. Assim que caminha pelas ruas de Bucareste, o visitante é provocado por um misto de sensações, graças ao contraste intenso entre o passado e a modernidade, já que a cidade se reconstrói e se renova a cada dia, com o intuito de deixar para trás alguns de seus piores capítulos históricos. Ao lado da rota histórica, os roteiros culturais fazem de Bucareste uma cidade imperdível, repleta de possibilidades. É isso o que queremos mostrar com o post de hoje. Veja as dicas e depois deixe um comentário!

Principais atrações

Como já foi dito, a história é o melhor de Bucareste. Ao visitar suas atrações nesta rota, será possível viajar no tempo e conhecer diferentes períodos políticos e econômicos que ajudaram a moldar a capital da Romênia, até que a cidade se transformasse no que é hoje. Neste cenário, o grande destaque, com certeza, é o Palácio do Parlamento.

Com 350 mil metros quadrados, é o maior palácio do mundo e o segundo maior edifício, perdendo apenas para o Pentágono. Além de ser sede para poderes políticos da Romênia, o prédio é um dos maiores cartões postais do país. Construído na década de 80, conta com mais de mil salas, que se estendem ao longo de doze andares. A fachada e toda a obra foram inspiradas em diferentes estilos arquitetônicos, priorizando o neoclássico. Por ter sido um projeto solicitado pelo ditador e comunista Nicolae Ceaușescu, que foi executado antes do término de sua construção, o prédio não teve suas obras concluídas. Estes e outros detalhes sobre a história do palácio são informados aos visitantes durante os tours guiados, que acontecem todos os dias.

O Palácio do Parlamento da Romênia é o maior palácio do mundo.

O Palácio do Parlamento da Romênia é o maior palácio do mundo.

Mesclando o que há de melhor em história romena a espaços culturais, outra parada obrigatória é o Ateneu Romeno. O belíssimo prédio construído seguindo um estilo arquitetônico clássico abriga uma casa de espetáculo, onde são realizados diferentes shows e concertos. O salão principal, com uma acústica impecável, abriga um imenso palco e é ricamente decorado com obras de arte e esculturas.

Para um roteiro estritamente cultural, os visitantes podem se programar para passar o dia visitando os muitos museus de Bucareste. São dezenas de opções, cada uma com sua particularidade e importância simbólica para a cidade. Um dos mais famosos é o Village Museum, o maior museu ao ar livre da Europa e cuja coleção é formada por construções de várias regiões da Romênia que representam a história da arquitetura rural Romena. Lugares como o Museu de História Natural, o Museu de Arte da Romênia e o Museu de Arte Contemporânea são outras paradas obrigatórias e vão fascinar os visitantes tanto pelos acervos que abrigam quanto pela arquitetura imponente que lhes dá forma.

O Ateneu Romeno é uma das construções mais bonitas de Bucareste.

O Ateneu Romeno é uma das construções mais bonitas de Bucareste.

Ainda no roteiro cultural para descobrir as peculiaridades de Bucareste, vale a pena visitar suas igrejas, praças e monumentos como o Arco do Trinfo. Na verdade, basta caminhar pelas ruas do Centro Histórico para descobrir que a capital romena é um destino mais que interessante, é convidativo e incansável.

Áreas verdes

O cinza dos prédios, especialmente dos que foram erguidos durante a ditadura de Nicolae Ceaușescu pode causar a impressão de que Bucareste não passa de um aglomerado de edificações históricas, sem maior importância. Ao saber da preciosidade e do valor que giram em torno de suas atrações culturais, contudo, descobrimos que essa primeira impressão não passa de um ledo engano, ideia que fica ainda mais reforçada quando o turista decide visitar os parques e as áreas verdes que dão vida à capital romena.

Bucareste tem diversos parques e espaços verde, que dão vida à cidade.

Bucareste tem diversos parques e espaços verde, que dão vida à cidade.

O Carol Park, também conhecido como o Parque da Liberdade, é a maior prova disso. Com um monumento que celebra o momento pós-comunista que vive a cidade, esta extensa área verde, cercada por um canal, conta ainda com restaurantes, lojas e espaços para a prática de diferentes esportes ao ar livre. Além dele, outras áreas verdes e jardins que devem ser visitados para quem quer respirar ar puro durante sua estadia em Bucareste, são o Jardim Botânico, o Parque Herastrau e muitos outros espaços que fazem da capital romena uma das mais verdes e alegres da Europa.

Noite

A noite de Bucareste é animada e agitada, principalmente na região histórica da cidade.

A noite de Bucareste é animada e agitada, principalmente na região histórica da cidade.

Especialmente no centro histórico de Bucareste, o visitante se depara com uma noite animada e agitada. Bares com mesas nas calçadas, restaurantes, casas noturnas e clubes fechados são ponto de encontro para jovens romenos e turistas que querem se divertir, sem se preocupar com a hora. Quem quiser apenas um programa bacana para encerrar o dia antes de voltar para o hotel pode saborear um delicioso sorvete ou provar as delícias gastronômicas que são servidas nas ruas da região histórica da cidade.

Hospitalidade

Mais importante que o grande número de possibilidades que Bucareste oferece a seus visitantes é a hospitalidade de seus moradores. Os romenos que vivem na capital são comunicativos e gostam de interagir com os estrangeiros. Prestativos e curiosos, estão sempre dispostos a ajudar o turista e, sem muita cerimônia, costumam puxar assunto, o que pode tornar a viagem ainda mais agradável.

Estas são apenas algumas das faces que fazem de Bucareste um destino irresistível. O roteiro só aumenta, à medida que o visitante se informa a respeito de suas paradas obrigatórias. Por isso, caso você volte de lá com vontade de retornar em breve, não se preocupe: esta sensação tão comum em outras capitais badaladas da Europa também faz parte do pacote de quem visita Bucareste!

Crédito das imagens: Shutterstock.com

Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Blog MalaPronta.com

Comentários

Comente via Facebook
Comente via InteseDebate (0)

Deixe uma resposta